terça-feira, 8 de junho de 2021

*DESMISTIFICANDO* *POMBA GIRA*

 


Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoasFalar sobre Bombo Gira ou como é popularmente chamada Pomba Gira, é falar sem dúvida da entidade mais popular da Umbanda e Quimbanda, sendo muito querida e temida ao mesmo tempo.
O termo Pombo Gira ou Pomba Gira é usado para designar uma falange de entidades espirituais que representada através de atributos considerados da sacralidade feminina, como: poder pessoal, beleza, sensualidade e trabalho social.
A Pombo gira possui todos os instintos femininos ao extremo, ensinando a todas e todos a agir com força e convicção. Sendo possuidoras do psiquismo feminino que vibram na mesma frequência, e que em vidas passadas, já foram nobres, amantes, cafetinas, mulheres da vida, escravas e feiticeiras. É o lado feminino de Exu.
Estas entidades possuem uma visão ampla sobre a vida e os instintos humanos. Isso a torna dominadora do campo onde se manifesta, mas sempre passando sua mensagem com amor, sinceridade, facilidade, verdade, sorriso e… algumas gargalhadas é claro.
Seu arquétipo é a mulher da noite, bela e vaidosa, vive a sensualidade sem cerimônias. A mulher que se liberou das amarras do machismo e do estereótipo pré concebido. Sempre que baixa nos terreiros com a sua famosa gargalhada, quer beber, fumar e dançar. Trabalham energias pesadas em missão de resgate e harmonização pois penetram em campos densos, chamados de pântanos astrais, conhecidos vulgarmente pelo nome de trevas, as quais ela faz alusão ao Inferno do imaginário da Igreja Cristã ( tem mais facilidade de adentrar nestes campos vibracionais). O Nome Bombo Giro usado a principio deriva-se de uma Deidade da cultura Angola.
Criou-se muitos mitos e mistificações em torno de Pombo Gira, podemos afirmar que:
- Pombo Gira não é a mulher do Exu, trata-se do principio feminino manifestado na linha de Exu.
- Pombo Gira não é a prostituta e mulher que passar pelo transe( incorporação) com esta entidade não vai se tornar uma libertina, por isto.
- Pombo Gira destrói famílias, não. São justamente estas entidades que trabalham a harmonização familiar, até pela vibração que possuem de psique feminina.
- Homem que baixa Pombo Gira é homossexual. Entidade não influencia a opção sexual de ninguém, porém é mais fácil esta entidade que vibra numa frequência do principio Sagrado Feminino tomar o corpo de uma mulher, pela identificação ou de um homossexual masculino ( Pois tem seus pensamentos numa vibração mais próxima).
- Pombo Gira não é Orixá, como muitos se referem. Uma coisa é o Orixá Exu uma energia dos caminhos com Origem nas Tradições de Religiosidade Africana, outra coisa são nossos Exus de Umbanda e Quimbanda. Lembrando que o a Umbanda absorveu a Ritualística do Povo da Rua. As manifestações são muito anteriores no Brasil a Umbanda de Zelio de Moraes e a manifestação de Tranca Rua das Almas.
- O culto de Exu / Pombo Gira se originam na Religiosidade de Matriz Africana, não é verdadeiro. Nossos encasáveis trabalhadores na linha de Exu / Pombo Gira se originam do Culto aos Mortos do Povo Celta.
- Espíritos que vem ao mundo na linha de Pombo Gira eram prostitutas na vida terrena, uma afirmação equivocada. Os espíritos que escolheram trabalhar no resgate de suas faltas e em trabalho de evolução nas falanges de Pombo Gira ( assim como Exu), foram pessoas que vivenciaram direta ou indiretamente situações de energia muito densa.
- O nome Pombo Gira vem de Pambu-Njila, afirmação falsa pois Pambu-Njila é o senhor dos caminhos. Na Mitologia Candomblé Angola Bantu, Pambu significa encruzilhadas e Njila significa caminho, Pambu Njila é um Nkisi, intermediário entre os seres humanos e outros Nkisis, o senhor do caminho e do começo, guardião das aldeias que tinha seu culto, geralmente nas suas entradas. A pronuncia Pambu Njila, podemos dizer: só fale comigo se realmente estiver certo do que quer, Nkisi mensageiro entre os homens e as divindades, um Nkisi considerado guardião e pai, tem seu lado agressivo e ao mesmo tempo gentil e passivo.
- Pombo Gira é chamada de Mavambo, esta equivocado pois Mavambo é conceituado como o senhor do barro, um conquistador. Acredita-se ter sua origem dos sonhos de Nkosi quando em suas andanças, Nkosi parava para descansar, dormir, onde nasceu um montículo de barro por baixo da cabeça de Nkosi. Pela manhã ao cantar do galo três vezes, nesse mesmo monte, a cada dia surgia um Mavambo com o proposito de vigiar os caminhos dominados por Nkosi.
- Pombo Gira trabalha somente para mulher e homossexual que quer arrumar namorado. Mito, conforme já mencionamos acima estas entidades trabalham a harmonização familiar, por consequência auxilia aqueles que buscam um amor.
- Pombo Gira é responsável pelo crescimento financeiro. Correto na falange de Exu / Pombo Gira, fica o principio masculino ( Exu) a responsabilidade de travar as demandas e abrir os caminhos, bem como fechar. E para o principio Feminino ( Pombo Gira) atrair a prosperidade, seja material ou emocional do ser humano.
Apresentam-se sempre sensuais e bonitas, a Pombo Gira é extremamente dominadora e sincera. Aprecia todas as coisas ligadas ao universo feminino, como belas roupas, joias, perfumes, rosas e todo tipo de adorno. saias rodadas, blusas rendas, colares, flores e muitos enfeites. De acordo com a crença, as suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a pinga, o espelho, as bijuterias, batons e frutas. A grande maioria prefere vestir-se com vermelho e preto, mas existem casos de entidades que gostam de outras cores. Quando é chamada, vem dando gargalhadas estridentes com o intuito de afastar o mal. Sempre segura a barra da saia. Essas características são bem predominantes, mas é importante saber que, apesar da semelhança, existem vários tipos de Pombo Gira.
Laroye Exu Mulher.
Texto:Tenda Espírita vovó Catarina
Postado:#GrupoCandomblénaÍntegra
📷: Olá amigos, seguidores e Participantes quem puder se inscreve no canal vinculado ao grupo!👇
https://youtube.com/channel/UCJeroJT2PXUUrr84eatnKLA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário