Pomba Gira da Figueira
Pomba Gira da Figueira, uma das mais famosas e antigas entidades da linha do Povo de Rua, Linha de Santo Antônio ou Linha de Exu. Neste artigo tentaremos compreender um pouco mais dos espíritos que trabalham nesta falange, e tentar dar uma base para que cada médium possa continuar buscando os fundamentos que precisa para cuidar do seu amigo espiritual. Fundamentos físicos e espirituais.
Nomes das FigueirasPomba Gira Rainha Figueira (Trabalha junto com o Exu Rei da Figueira)
Maria Padilha da Figueira
Maria Mulambo da Figueira
Pomba gira Figueira das Almas
Pomba Gira Figueira do Inferno
Pomba Gira Figueira da Estrada
Pomba Gira Figueira das Sete Encruzilhadas
- Existem muitos tipos de Espíritos diferentes, uma bebida e um fumo nem sempre são a mesma outro médium, por isso devemos desenvolver o espírito para que o médium tenha autoconfiança em sua intuição e em sua manifestação, isto permite ao Espírito confiar em seu instrumento.
Pombo Gira da Figueira são sacerdotisas, feiticeiras, curandeiras. Não são consideradas guardiães de falanges, pois existe Mulambo da Figueira, Padilha da Figueira, Figueira do Lodo. Mas são presença constante em terreiros, mesmo sem incorporação.
São o triunfo da luz sobre as trevas.
São guardiães queridas e compreensivas, recebem oferendas em baixo de árvores, se possível figueiras, de preferência nas sextas-feiras, dia tradicionalmente consagrado às Deusas e aos feitiços amorosos. Essas oferendas incluem o figo especialmente se for para Dona Maria Mulambo da Figueira, vinhos, maçãs, pêras, pêssegos, tamarindos, romãs, incenso, velas de diversas cores, dependendo do pedido ou trabalho realizado rosas vermelhas, orquídeas, lírios, jasmim, ervas e especiarias, mel, perfumes. Suas oferendas não incluem o padê de pomba gira.
Não recebem oferendas em encruzilhadas.
Podem usar as cores verde, dourada, vermelha, negra, branca e roxa. Nas giras trabalha de forma leve e receptiva, porém didática e exigente com médiuns e aqueles que buscam sua ajuda.
Costumam trabalhar com pó de magia, óleos, filtros e poções. Ervas, sal terra, água e outros elementos.
Seus pedidos atendem amor, saúde e prosperidade.
A nomenclatura FIGUEIRA veio pela convicção das mulheres em seus conceitos religiosos envolvendo curandeirismo e magística, que culminava em ser queimadas vivas, e a base desta fogueira eram galhos de figueira. Isso devido à parábola bíblica em que Jesus condena a figueira que não deu frutos, tornando esta árvore literalmente amaldiçoada, e destinada ao enforcamento e queima dos hereges.
SALVE DONA FIGUEIRA!
Texto:
POSTADO:#GrupoCandomblénaÍntegra
Nenhum comentário:
Postar um comentário